Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Calos e calosidades.

Calos>> (tiloma na linguagem médica) é o endurecimento da pele, formado em determinado ponto,por compressão ou fricção contínua. Geralmente, possui um núcleo central, onde há maior quantidade de células. Seu formato é como um cone no qual a base está voltada para a parte externa e a ponta encontra-se na parte interna da pele. A pressão, geralmente causada pelo calçado, é que provoca dor intensa.
Calosidades >>
é o resultado da produção exagerada de pele em região que sofre pressão ou atrito constante. É mais comum nas plantas dos pés, principalmente sobre saliências ósseas das articulações. É diferente do calo por não possuir núcleo central. Seu desaparecimento é espontâneo quando a pressão que o causou é removida.

Os calos e calosidades são o preço que pagamos pela negligência com os pés. Eles são muito semelhantes, diferindo apenas quanto ao local do acometimento. A formação  de calos ou calosidades é uma tentativa de proteção do nosso corpo. São camadas extras de pele que se formam em locais sob constante fricção ou pressão, devido a situações tais como sapatos apertados e atritos sobre os pés.

Tratamento>> è preciso fazer a debridação do calo com bisturi, se tiver nucleo será retirado com broca enucleadora, e finalizamos com lixa e hidratação.(Nunca faça isso em casa, corre o risco de se ferir e ficar ainda pior, principalmente se vc for diabético).

Nenhum comentário:

Postar um comentário