Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Rachaduras ou fissuras calcâneas.

As Rachaduras são geralmente causadas por pele seca (xerose), e fica mais complicado se a pele ao redor da borda do calcanhar é grossa (calosidade). Para a maioria das pessoas, isso é um incômodo e um problema estético, mas quando as fissuras ou rachaduras são profundas e dolorosas  a pele  pode sangrar - em casos graves, podem ser infectados.

Causas>> podem ser várias, desde ressecamento da pele por falta de hidratação até um problema mais complicado como diabetes.
Outros fatores que podem estar envolvidos no problema:
- Muito tempo de pé, no trabalho ou em casa, especialmente em pisos duros.
- excesso de peso, (o que aumenta a pressão sob a camada normal de gordura no calcanhar  fazendo com que ela expanda para os lados ) se a pele não é maleavel (ou bem hidratada) as pressões para fissuras são elevadas.
-E alguns casos médicos também como, neurospatias em pacientes com diabetes leva a uma menor produção de suor; hipertireoidismo reduz a taxa metabólica do corpo e há uma menor produção da sudorese levando a um ressecamento da pele;
-Portadores de psoriase e eczemas.

O tratamento podologico em casos graves ou diabetes e feito em conjunto multidisciplinar com o medico do paciente e consiste em:
Havendo calosidade, o que dificulta na cicatrização das fissuras, é feito um debridamento com bisturi e lixamento dos calcâneos levemente (no minimo a cada 15 dias) preparando a pele para receber hidratação diária, o que vai ajudar para uma melhora mais rapida. Essa hidratação deve ser feita com cremes especificos todos os dias na hora de dormir e recomenda-se que o cliente durma com meias para intensificar a hidratação da pele e use também calçados mais confortáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário